No passado dia 25, o Auditório do Teatro Gil Vicente, recebeu o segundo encontro organizado pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital de Barcelos, sob o tema: «Os Cinco Sentidos em Cuidados Paliativos».

A Sessão de abertura, pelas 9h15, contou com as intervenções da Dra. Marta Gomes, Diretora Clínica do Hospital Santa Maria Maior, EPE - Barcelos, do Dr. Joaquim Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do mesmo hospital e do Dr. Luís Miguel, Coordenador regional dos Cuidados Paliativos.

Pelas 9h30, a Dra. Ana Carina Peixoto, psicóloga, proferiu a primeira conferência, subordinada ao tema «Tato – Toque em Cuidados Paliativos». Às 10h15, a Dra. Isabel Ferraz Pinto, do Serviço de Nutrição e Alimentação da ULSM, abordou o tema «Paladar – Alimentar em Cuidados Paliativos». A pausa para café permitiu a colegas e amigos reencontrarem-se, ao todo cerca de cento e cinquenta pessoas, na sua maioria profissionais de saúde, sendo que alguns viajaram de longe para participar neste encontro.

Às 12h00, teve lugar uma mesa-redonda, moderada por frei Hermano Filipe, Assistente Espiritual e Religioso no Hospital de Barcelos, com quatro artistas que dialogaram sobre o sentido da «Visão – Ver e Olhar, a Contemplação do Belo em Fim de Vida». Foram eles o Arquiteto Joaquim Magalhães, o Pintor Francisco Laranjo, o Escultor Zulmiro de Carvalho e o Pintor Manuel Casal Aguiar.

Depois do almoço, os trabalhos foram retomados pelas 14h45, com o tema «Olfato – Aromaterapia e Bem-Estar», desenvolvido pela Dra. Raquel Costa, Especialista em medicina tradicional chinesa, Homeopata e Aromaterapeuta. Seguiu-se o último tema do dia, sobre a «Audição – “Aqui Contigo”, o som como último colo», um projeto dedicado a pessoas em fase terminal de vida, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, SAMP, apresentado por Raquel Gomes, Terapeuta e Coordenadora de Projetos SAMP, e por Joana Pinto, Musicoterapeuta e Terapeuta não verbal.

Depois da cerimónia de encerramento, pouco depois das 17h00, seguiu-se um bolo e café, aproveitado por muitos para aprofundarem o diálogo iniciado no auditório.

Avaliação do encontro:

Pedimos à Dra. Daniela Alves, da EIHSCP do Hospital de Barcelos, que fizesse uma breve avaliação do encontro:

Está de parabéns, mais uma vez, a Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, do Hospital Santa Maria Marior, EPE - Barcelos, por este segundo encontro de formação, debate e sensibilização sobre os Cuidados Paliativos.